Portugals

cue

Billiard Atlas on Systems and Techniques...repleto de diagramas de precisão de campeões do passado...obra reconhecida internacionalmente, indispensável ao progresso de qualquer jogador...sistemas e técnicas de fácil aprendizagem. Grande parte da informação obtida através da recolha de exaustiva de outros manuais e de jogadores de eleição. Se pretender visualizar um exemplo de um dos sistemas, consulte "Bernie's System".

A Biblia das Três Tabelas por Walt Harris.

Em Maio de 1996, o americano Walt Harris publicou o Volume III do seu Billard Atlas on Systems and Tecniques, uma Biblia do Bilhar às três tabelas, merecedora da atenção de todos os interessados.

A obra de Harris, um infatigável divulgador da modalidade de três tabelas nos EUA, desde 1988, inclui todos os tipos de sistemas, técnicas, conselhos e truques, que podem ser úteis no jogo (especialmente) de três tabelas.

Este manual e obra de referêcia, totalizando aproximadamente 600!páginas, oference um inacreditável conjunto de pormenorizados sistemas de cálculo e golpes de três tabelas reunidos a partir de livros, revistas, observações de jogos e ainda atrevés de centenas de contactos-pessoais e por escrito-com jogadores, jornalistas e autores. Encontram-se aqui reunidos sistemas de diamantes utilizados por campeões do passado como Willie Hope (1887-1959), mas também inumeros sistemas e técnicas de jogadores em activadade, todo explanados com grande clarez.

Para além de uma plêiade de campeões americanos, o livro lida com bilharista interacionalmente famosos como Kobayashi, Komori, Sang Lee, Bitalis, Etc. O Billard Atlas não obedeca uma estrutura demasiado sistemática como é o caso da volumosa obra de Raymond Ceulemans, sobre o mesmo tema, Mr. 100., de 1979.

Trata-se contudo de uma verdadeira mina de ouro para todos os bilhanistas que pretendam tornar-se menos dependentes do memento de forma, tantas vezes variável, de toso os dias. Especialmente quando no decurso de uma partida a intuição natural parece ter desaparecido, quando começamos a ver repiques por todos os lados e quando todos os ângulos se afiguram fechados, nestas partidas, talvez possamos evitar a derrota com um conhecimento elementar de ângulos e pontos de partida e chegada.

Este conhecimento elementar pode ser encontrado nas obras de Harris. E muito mais ainda: todo o tipo de variações das técnicas e sistemas básicos, incluindo cálculos e conselhos sobre o manuseamento do taco.

Até sistemas cujos pontos de ataque são calculados nas pareded da sala de bilhar. Numa só frase: poderá encontrar tudo o que durante décadas, os jogadores de bilhar imaginaram para fazer subir as suas médias. Pontos que têm nomes tão engraçados - e tipicamente americanos - como The Wow Shot, Wow's Cousin, Frank Does Not Kiss, etc., o sistema utilizado por Kobayashi chamado Sistems do Sol Nascente.

Para além de tudo isto, a obra inclui capitulos sobre condução (defesa e sequência), jogo mental, equipmento, recção das tabelas, manusemento do taco, jogo sujo, etc. Um livro de consulta exaustivo, para os anos do futuro, três volumes (até à data), publicados pelo autor.

Para obter o Billiard Atlas on Systems and Techniques, deverá enviar $95.00 + $14.00 para despesas de envio.

Traducao portuguesa de Pedro de Azevedo e Ernesto M Barbeiro

Autor: Walt Harris, P.O. Box 321426, Cocoa Beach, Florida, USA

divider
Home|Featured Systems|Pocket Billiard Players|Carom Players|Orderdivider
Author: Walt Harris
P.O. Box 321426
Cocoa Beach, Florida 32932-1426
Telephone and Fax: (407) 783-5436
E-mail address:
wharris@billiardsatlas.com